areacomum005 areacomum002
  Documento sem título

ENSINO FUNDAMENTAL

O novo papel da escola

Como educar as crianças deste século? Esta é uma questão que atormenta pais e educadores em todo o mundo.

Os métodos tradicionais, que serviram de base para a escolarização até aqui, parecem absolutamente inadequados para conviver com as exigências e as habilidades que nossas crianças desenvolvem. Eles são multitarefas. Estudam, veem TV, ouvem música e ainda comem um lanche Tudo ao mesmo tempo. Navegam em redes sociais pelo mundo afora independente de idiomas. Seu letramento é muito mais complexo, são icônicos. O que é facilmente observado no menino ainda não alfabetizado que, portanto, não sabe ler as instruções, mas usa jogos no computador normalmente. Eles não  se sentarão em carteiras escolares para ouvir informações de professores conteudistas.

O instrucionismo não nos serve mais. Precisamos de novas metodologias, que incorporem toda esta realidade mutante e que, efetivamente, preparem para o futuro. Escolas precisam de propostas pedagógicas inovadoras.

“POR QUE ENSINO
MÉDIO + TÉCNICO”

No século passado entrar em uma faculdade, preferencialmente pública, era assegurar um futuro promissor e uma carreira profissional de sucesso. A pergunta que fazemos hoje é se isto ainda é verdade, ou se continuará sendo. As mudanças no mundo do trabalho aguardarão os jovens concluírem o ensino superior? Ou quem já estiver no mercado levará enorme vantagem?

Os cursos técnicos de nível médio têm apresentado grande crescimento porque respondem a estas questões, facilitando o acesso ao ensino universitário e assegurando perspectivas reais de empregabilidade.

Este jovem, duplamente preparado, escolherá melhor sua carreira educacional e terá muito mais experiência profissional.

flpProf. Fernando Leme do Prado

É consultor educacional e diretor da Escola Prof. Luiz Rosa.
Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em Educação pela Unicamp, Licenciado em Matemática pela PUC de Campinas, Licenciado em Física pela PUC de Campinas, Licenciado em Pedagogia pela Associação Padre Anchieta de Jundiaí. Foi presidente da ANET - Associação Nacional da Educação Tecnológica, e diretor da Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa, consultor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, conselheiro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, ex-presidente do Conselho Municipal de Educação de Jundiaí-SP e membro da Congregação da Faculdade de Medicina de Jundiaí -SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profisional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: a nova educação profissional nos níveis técnico e tecnológico, o futuro da educação na sociedade da informação, novas tecnologias e propostas pedagógicas inovadoras.

Documento sem título

Rua: Senador Fonseca, 1182 • Cep 13201-017 • Jundiaí • São Paulo | PABX. 11  4806-0051

areacomum004